umjovemcinéfilo

sábado, 13 de maio de 2017

3 Filmes para quem gosta de cinema Francês

3 - Irreversível (Irréversible - 2002)






Este longa de Gaspar Noé, é para pessoas que tem estômago forte e autocontrole. O polêmico filme que conta com uma cena de estupro gravada sem cortes e com uma narrativa ousada, ao ser introduzida de trás pra frente, gera desconforto e inquietação, mas ainda assim é um filme que mostra o quão grande é a força do cinema francês quando quer chocar.








2 - O Fabuloso destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain - 2001)











O excêntrico filme de Jean Pierre Jeunet, conta a história de Amélie (Audrey Tautou) que após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.













1 - Azul é a cor mais quente (La vie d'Adèle - 2013)














O filme que venceu o Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2013 (E é um dos meus filmes preferidos por sinal) conta a vida de Adèle (Adèle Exarchopoulos), uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux), sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto, com cenas de sexo ousadas e quentes que causaram polêmica em países mais conservadores. Ainda assim, este longa merece todo o mérito de ter uma narrativa que se desenvolve muito vagarosamente, mas realista e crua, como é a vida. Merece muito ser assistido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário